Como usar o WhatsApp como estratégia para aumentar suas vendas
O WhatsApp é uma ferramenta estratégica de comunicação e relacionamento que tem sido muito utilizada pelo varejo. Isso porque, no Brasil, são 120 milhões de usuários; 99% dos celulares têm o aplicativo instalado.
Os consumidores passam o dia todo com o celular na mão, e o aplicativo é utilizado em muitas horas. Pesquisas revelam que 83% dos brasileiros já conversaram com um vendedor por mensagens antes de uma compra.
Além de ser gratuito, o uso do WhatsApp traz alguns benefícios para o varejo:
- Permite um atendimento personalizado e aproxima lojistas e consumidores;
- Automatiza mensagens e categoriza conversas e contatos, tornando mais ágil o atendimento;
- Permite separar o perfil pessoal do comercial, trazendo mais segurança e organização para o lojista;
Mas, o aplicativo precisa ser usado com estratégia e profissionalismo. Não basta enviar mil mensagens aleatórias e aguardar um retorno. Entenda que o WhatsApp é um canal de venda que pode ajudar a sua loja a vender mais, também, fora do seu ponto de venda físico.
WhatsApp Business
Para isso existe uma versão comercial do aplicativo. É o WhatsApp Business, que tem funcionalidades para facilitar a interação entre cliente e empresas. No perfil, já é possível apresentar informações como e-mail, site e descrição do seu negócio.
Outra funcionalidade é o Chatbot. Com ele, você pode responder rapidamente o seu cliente com mensagens padrões, como de boas-vindas, agradecimentos ou recados programados para os períodos fora do horário de funcionamento da loja.
Esse recurso automatiza o atendimento, e você ainda consegue classificar as mensagens com etiquetas. Você pode criar tags, como novo cliente e pedido finalizado. O WhatsApp Business também pode ser aberto em computadores, na sua versão web, o que facilita a visualização da conversa e agiliza o atendimento de vários clientes ao mesmo tempo.
O varejista também consegue acompanhar as métricas e avaliar seus resultados. O aplicativo mostra quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas. Além disso, é possível ver a velocidade do primeiro contato e o tempo médio de resposta. Com esses dados, você pode melhorar suas estratégias e ter novas ideias de vendas.
Fonte: SEBRAE